
O que é a Síndrome do Túnel do Carpo?
Dr. Jorge Machado explica:
A Síndrome do Túnel do Carpo é uma neuropatia resultante da compressão do nervo mediano no canal do carpo, estrutura que se localiza entre a mão e o punho.
Sintomas
- Dormência ou formigamento do polegar e dos dois ou três dedos seguintes, de uma ou de ambas as mãos;
- Dormência ou formigamento da palma da mão;
- Dor que se estende até o cotovelo;
- Dor no punho ou na mão, de um ou dos dois lados;
- Problemas com movimentos finos dos dedos (coordenação) em uma ou ambas as mãos;
- Desgaste do músculo sob o polegar (em casos avançados ou de longa duração);
- Fraqueza em uma ou ambas as mãos.
Causas
A principal causa da síndrome do túnel do carpo é a Lesão do Esforço Repetitivo (LER), gerada por movimentos repetitivos, como digitar ou tocar instrumentos musicais. Existem também causas traumáticas (quedas e fraturas), inflamatórias (artrite reumatóide), hormonais e medicamentosas. Tumores também estão entre as possíveis causas dessa síndrome.
Fatores de Risco
Vários fatores têm sido associados à síndrome do túnel do carpo, embora por si só não sejam capazes de causar a doença. Estes incluem: fatores anatômicos; sexo (acomete ambos os sexos, mas geralmente é mais comum em pessoas do sexo feminino); condições prejudiciais ao nervo; inflamação nas articulações; alterações no equilíbrio dos fluídos corporais; local de trabalho, entre outras.
Caso você tenha sinais e sintomas sugestivos de síndrome do túnel do carpo, consulte o nosso especialista em mão, Drº Jorge Machado, para que você tenha um maior esclarecimento sobre a patologia e suas formas de tratamento.