fbpx

Lombalgia

A Lombalgia atenge potencialmente mais de 80% população, que sofre com dor lombar e cerca de 90% da população terá uma crise de coluna. Muitas pessoas reclamam de dor nas costas, mas nem todas as dores nesta região pode ser lombalgia (relacionada à coluna).

A lombalgia é a dor que atinge a região da coluna lombar. Está cada vez mais frequente tanto em pessoas com idades avançadas quanto em pacientes mais jovens, incluindo crianças e adolescentes. As dores na região lombar requerem maior atenção e acarretam sintomas que sem o tratamento correto podem ser permanentes, prejudicando a qualidade de vida do paciente.

Uma grande parcela da população nos dias de hoje convive com dor lombar, resultado de má postura, sedentarismo, posições incorretas no ambiente de trabalho, nos afazeres domésticos entre outros fatores associados, incluindo a execução errada de exercícios. Essa dor pode ser aguda ou crônica. A dor aguda dura, normalmente, de quatro a seis semanas e é importante investigar sempre.

O atendimento ao paciente se dá com uma anamnese (conversa com o médico) bem feita. O exame físico é fundamental. Alguns casos podem ser
investigados com exames complementares específicos (radiografias,
tomografia, ressonância magnética).

Embora a lombalgia aguda melhore espontaneamente ao longo do tempo, uma variedade de intervenções terapêuticas está disponível, tais como: analgésicos, anti-inflamatórios, corticoides e relaxantes musculares entre outros. O principal objetivo do tratamento da lombar aguda é aliviar a dor, melhorar a habilidade funcional e prevenir recorrência e cronicidade.

Quando sentir dores nesta região é muito importante procurar ajuda de um especialista.

Apenas um profissional qualificado poderá diagnosticar e determinar o melhor tipo de tratamento para o seu caso.

Você pode marcar uma consulta aqui na Vitality através do nosso telefone!